Tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição que causa problemas para prestar atenção, hiperatividade e comportamento impulsivo. Muitas vezes é reconhecido pela primeira vez na primeira infância. O TDAH pode afetar o pensamento de uma criança, desempenho na escola, comportamento, sentimentos e relacionamentos com outras pessoas. Muitas vezes continua na idade adulta.
Os tratamentos Ansiedade e Impulsividade e TDAH incluem medicamentos, treinamento comportamental, aconselhamento e mudanças na escola e/ou em casa. Esses tratamentos podem ser usados sozinhos ou em combinação. O melhor tratamento ou combinação de tratamentos depende da situação do seu filho. Um médico ou enfermeiro pode orientar você e seu filho no início do tratamento.
O tratamento do transtorno de TDAH em crianças e adolescentes será revisto aqui. Um tópico que discute os sintomas e diagnóstico de TDAH está disponível separadamente.
MEU FILHO PRECISA DE TRATAMENTO DE TDAH?
Alguns cuidadores se perguntam se o tratamento para o TDAH é necessário. A maioria dos especialistas concorda que o TDAH não reconhecido e não tratado pode ter sérias consequências negativas, incluindo reprovação e abandono escolar, depressão, mau comportamento, relacionamentos fracassados, baixo desempenho no local de trabalho e aumento do risco de acidentes. O tratamento pode ajudar a criança a:
●Ter melhores relacionamentos com cuidadores, professores, irmãos ou colegas (por exemplo, brincar sem brigar no recreio)
●Ter um melhor desempenho na escola (por exemplo, terminar o trabalho escolar)
●Siga as regras (por exemplo, não pareça ser desobediente ao professor)
Qual é o melhor tratamento? — Os tratamentos comportamentais geralmente são recomendados para crianças em idade pré-escolar. Medicamentos às vezes são adicionados, se necessário. O tratamento mais eficaz para a maioria das crianças em idade escolar com TDAH é um medicamento estimulante. Tratamentos comportamentais e aconselhamento às vezes são adicionados, se necessário.
Os cuidadores que preferem que seus filhos em idade escolar evitem remédios devem trabalhar em estreita colaboração com o médico ou enfermeiro da criança. Embora seja razoável considerar o uso de tratamentos comportamentais sozinhos, isso pode não funcionar tão bem quanto a medicina sozinha.
MEDICAMENTOS ESTIMULANTES PARA TDAH
Medicamentos estimulantes são o tratamento de TDAH de primeira linha para crianças em idade escolar. No entanto, existem critérios que devem ser atendidos antes que o medicamento seja considerado. Além disso, os cuidadores (e a criança, quando apropriado) devem compreender a necessidade de monitoramento cuidadoso durante o tratamento.
Apesar do nome, os estimulantes não fazem com que uma criança com TDAH se torne mais estimulada, mas melhoram a comunicação entre várias áreas do cérebro. Isso ajuda a melhorar a atenção, a concentração e o autocontrole. No entanto, os medicamentos não curam o TDAH ou ensinam a criança a se comportar, trabalhar bem com os outros, seguir regras na escola ou ser motivada. Tratamentos comportamentais podem ser adicionados ao medicamento para resolver esses problemas.
TRATAMENTOS COMPORTAMENTAIS DE TDAH
Os tratamentos comportamentais para o TDAH incluem mudanças no ambiente da criança, que são projetadas para ajudar a criança a mudar seu comportamento. Quando os sintomas de impulsividade ou autocontrole estão presentes, os tratamentos comportamentais costumam ser mais eficazes quando o tratamento é combinado com medicação.
Os tratamentos comportamentais trabalham para melhorar problemas com:
●Comportamento e aprendizado na escola
●Relacionamentos com amigos, cuidadores e irmãos
●Seguindo com os pedidos dos adultos
Um programa de treinamento profissional é recomendado para cuidadores porque pode ser difícil aprender essas técnicas e usá-las efetivamente sem apoio. Os adultos podem ajudar a moldar o comportamento de uma criança com TDAH com as seguintes técnicas:
●Siga uma programação diária
●Mantenha as distrações no mínimo
●Forneça locais específicos e lógicos para a criança guardar trabalhos escolares, brinquedos e roupas
●Defina metas pequenas, alcançáveis e claras
●Recompense o comportamento positivo (por exemplo, um gráfico de adesivos com uma recompensa maior para um certo número de adesivos)
●Use gráficos e listas de verificação para ajudar a criança a permanecer “na tarefa”
●Sugira pausas para atividades físicas durante tarefas que exigem atenção
●Limitar escolhas
●Encontre atividades nas quais a criança possa ter sucesso (por exemplo, hobbies, esportes)
●Use disciplina calma (por exemplo, tempo limite, distração, removendo a criança da situação)
TDAH E ESCOLA
As crianças diagnosticadas com TDAH podem precisar de mudanças na forma como são ensinadas, incluindo ajuda extra com o trabalho escolar durante ou depois das aulas. Essa ajuda extra pode ser dada na sala de aula ou em uma sala de “recursos”.
Outras sugestões para professores incluem:
●Escreva as tarefas de casa (em papel ou envie por e-mail)
●Faça com que a criança sente-se perto da frente da sala de aula
●Permita que a criança tenha tempo extra para concluir o trabalho escolar
●Dê à criança um sinal privado quando ela estiver “fora da tarefa”
●Use um boletim diário para ajudar os cuidadores a monitorar os sintomas de seus filhos e quão bem o plano de tratamento atual do TDAH está funcionando