Segredos de treinamento dos atletas norte americanos olímpicos para ajudá-lo a ficar em forma
Embora você possa não estar se preparando para competir nas Olimpíadas de Tóquio, não-olímpicos como você e eu podemos aprender muito com os atletas de classe mundial que estão. O mesmo processo que ajuda esses campeões a aprimorar seus corpos e mentes para estabelecer recordes mundiais pode realmente ajudar os não-olímpicos a melhorar sua saúde, condicionamento físico e bem-estar geral.
Antes das Olimpíadas de Sydney em 2000, tive a oportunidade de trabalhar com aspirantes olímpicos como treinador residente de força e condicionamento no Centro de Treinamento Olímpico ARCO em San Diego, Califórnia. Muitos dos princípios básicos que aprendi vivendo, comendo e treinando com esses “super-humanos” por um ano inteiro continuam a impactar minha abordagem à saúde, condicionamento físico e desempenho.
Seja sua missão de vida trazer o ouro para casa ou apenas se sentir bem em seus anos dourados, esses segredos de treinamento de atletas olímpicos podem ajudá-lo a criar e manter hábitos de saúde ao longo da vida e capacitá-lo a se tornar uma “super” versão de si mesmo.
Obter um treinador
Apesar de serem abençoados com talento e ética de trabalho inimaginavelmente raros, os atletas olímpicos recorrem a um treinador para ajudá-los a enfrentar as tempestades de treinamento e competição. Além da experiência, um coach fornece perspectiva externa crítica, responsabilidade e motivação. Este mentor fornece uma mesa de som para insights, frustrações e perguntas.
No meu tempo de trabalho com esses atletas, conheci alguns candidatos olímpicos que não treinavam com um treinador. Você provavelmente nunca ouviu falar deles. Por quê? Porque eles nunca se tornam campeões.
Se os atletas mais talentosos e motivados do mundo recorrem a um treinador para ajudar a mantê-los no caminho certo, é seguro dizer que todos podem se beneficiar desse tipo de orientação. Contratar um coach, seja um personal trainer ou um coach de saúde, para ajudar a criar e manter hábitos saudáveis, pode fornecer a experiência, a responsabilidade e a motivação necessárias para atingir seus objetivos da maneira mais segura e eficiente possível.
Confie no processo
Quando você vê um atleta olímpico abaixando a cabeça cerimonialmente para receber uma medalha, esse momento é o resultado de seguir um plano estratégico cuidadosamente planejado. O sucesso em nível de classe mundial vem de anos, às vezes décadas, de preparação.
Durante esse tempo, o atleta e seu treinador avaliam continuamente o que é necessário para atingir seu objetivo. Eles praticam confiança e paciência enquanto se concentram em detalhes simples feitos de forma consistente. Eles sabem que o sucesso não vem da noite para o dia, então eles criam um plano e o seguem. O plano é modificado, quando necessário, mas nunca totalmente abandonado.
Se atletas e treinadores abandonassem seus planos por causa de pânico, dúvida ou distração, eles não seriam capazes de desenvolver seus sucessos. Eles constantemente retornavam à prancheta para criar outra abordagem sem dar ao plano original o tempo necessário para obter resultados.
Se você quer mudar seus hábitos para melhorar sua saúde, crie e siga um plano. Não assuma que as mudanças virão da noite para o dia. Estabeleça uma meta realista de longo prazo e crie metas incrementais que você possa realizar ao longo do caminho. Comprometa-se com etapas simples e consistentes que se desenvolvem ao longo do tempo. Se você seguir o plano e continuar a ficar aquém de suas expectativas, faça modificações, mas não o abandone completamente.
A recuperação é rei
Uma das minhas maiores lições ao trabalhar com atletas de classe mundial é que eles treinam duro, mas se recuperam ainda mais. Assim como o treinamento, seu tempo de recuperação é planejado e intencional.
Os atletas olímpicos entendem que o treino é o estímulo para o crescimento, mas a recuperação é quando ocorre o crescimento e a melhora. Sem gerenciar o sono, o estresse, a nutrição e outros aspectos da recuperação, eles sabem que o impacto de seu treinamento é diminuído.
Para nós não-olímpicos, o papel da recuperação ainda é fundamental. Somos inundados de estresse ao longo do dia. Acredite ou não, a maior parte desse estresse nos leva a crescer fisicamente, mentalmente, emocionalmente e até espiritualmente. Porém, assim como acontece com os atletas olímpicos, esse crescimento só acontece quando nos recuperamos. Estresse sem recuperação é a fórmula para o esgotamento.
A recuperação pode vir na forma de sono, nutrição, meditação ou outras práticas simples que reabastecem seu tanque. Estes devem ser planejados e intencionais. Esforçar-se incansavelmente o dia todo apenas para chegar em casa e cair de bruços no sofá dificilmente é uma relação eficaz de estresse/recuperação. Considere hábitos simples e eficientes que você pode fazer ao longo do dia para sustentar sua energia e desempenho.
Aproveite o tempo para monitorar o quão duro e com que frequência você se exercita. Se você achar que está sempre dolorido, lesionado ou estagnado, considere trocar um dia de exercícios de alta intensidade por um de baixa intensidade ou tire o dia de folga.
Qualidade de treinamento sobre quantidade de treinamento
Atletas de classe mundial treinam com um nível inimaginável de atenção aos detalhes. Eles sabem que, embora um certo grau de quantidade de treinamento seja importante, a qualidade do que eles realizam durante o treinamento separa os “bens” dos “ótimos”.
Os atletas olímpicos sabem que treinar de forma correta e estratégica acabará pagando dividendos líquidos maiores do que apenas treinar mais. Além disso, eles não querem colocar mais estresse de treinamento em seus corpos do que o necessário.
O mesmo vale para quem quer melhorar sua saúde e condicionamento físico. Se o tempo é uma barreira para você se exercitar, entenda que muitas vezes você pode realizar mais em 20 a 30 minutos de um plano de exercícios estratégico e focado alguns dias por semana do que em horas por dia vagando pela academia.
Melhorar a qualidade do exercício nem sempre significa que você precisa aumentar a frequência cardíaca. Pode significar prestar atenção a diferentes aspectos da técnica ou mudar as atividades que você faz para ser mais específico para os objetivos pretendidos. Contratar um profissional é um ótimo primeiro passo para maximizar a qualidade e a eficiência do seu plano de condicionamento físico.
Exercícios e alimentação saudável são importantes em qualquer profissão inclusive em web design.