O que é corrida de montanha?
A corrida de montanha é caracterizada por ser fora do asfalto, ou seja, ela é realizada na natureza. Ela pode ser realizada em trilhas, terrenos irregulares e diversos cenários.
Ela acontece fora de centros urbanos e academias, sendo assim, é um esporte desafiador e que possui imprevisibilidades!
Com os buracos, troncos irregulares, chuva e aquela sensação à flor da pele, a corrida de montanha vai além de uma simples prática.
Ela te coloca em um novo patamar, além de auxiliar na busca pelo autoconhecimento e uma superação constante.
Características de uma corrida de montanha
A corrida de montanha ocorre em ambientes off-road, assim como o trail running, mas possuem distâncias bem variadas.
Uma característica muito marcante da corrida de montanha é ser uma modalidade de prova realizada em terrenos irregulares, trilhas, costões, estrada de terra batida, cruzando riachos, córregos, barrancos, pedras, galhos e lamas com subidas e descidas mais íngremes.
Um exemplo delas é a IBITI RUN, prova de Trail Run exclusiva no Parque Estadual de Ibitipoca.O Parque Estadual do Ibitipoca é um parque florestal localizado ao sul do estado de Minas Gerais, no município de Lima Duarte.
No parque há três circuitos lindos, e um deles é o Pico do Pião famoso por suas grutas lindíssimas.
Possui dois tipos de corrida de montanha: uphill & downhill (misto de subidas e descidas).
Como no trail, menos de 20% do trajeto pode ser em estrada calçada ou asfaltada e o ponto mais alto não pode ultrapassar 3000 m de altitude.
Além disso é que a inclinação média não pode ultrapassar 20% a cada 500 m de percurso, ou seja, não pode ter mais de 100 m de ganho de elevação a cada 500 m.
Competições oficiais têm distâncias de até 42 km e os atletas podem utilizar equipamentos como tênis, calça de compressão, camisetas corta-vento, bonés ou viseira, bandana e relógio GPS.
A corrida convencional pode ser empolgante, contudo, os diferenciais da corrida de montanha podem ser considerados mais atrativos para muitos!
Ela entrega muita aventura e emoção, fatores que ajudam não apenas na sensação de adrenalina mas na concentração. É preciso muita atenção no percurso, mas também um estado de total ciência e adaptabilidade.
Como se preparar para corrida de montanha?
É preciso ter força de vontade e conhecer um pouco sobre a corrida de montanha para participar, pois ela não é nada igual a convencional.
Assim, ter atenção onde você pisa é o principal, pois um simples passo mal dado pode causar uma torção. Na descida forte é exigido muito dos quadríceps. Sendo assim, um trabalho de fortalecimento muscular é muito indicado.
Ou seja, é importante ter um preparo anterior, o preparo não apenas te deixa mais confortável, mas também são alguns cuidados para sua própria segurança.
Assim, seja adaptável: esteja ciente que adaptação é a chave para realizar a corrida de montanha. Fique de olho no clima, se tem sol ou chuva, numa corrida de montanha para ser executada com segurança, é preciso analisar questões climáticas.
Leve acessórios e suplementos. É importante ter uma garrafa d’água e uma toalha de rosto, meia térmica, casaco corta-vento e suplementos para aguentar o percurso.
Lembre-se, na corrida de montanha, o conhecimento do local é fundamental. Por isso, é importante ir até a região antes, analisar os mapas e criar um trajeto para seguir.
Se estiver começando, vá por uma trilha mais tranquila, segura e rápida, e não realize esse tipo de corrida sozinho.
Enfim, não há nada melhor que praticar exercícios na natureza. Faz muito bem para a saúde. Então, cuide-se, respire fundo e aprecie o momento.