Como usar blocos para melhorar suas poses de ioga
Embora o yoga possa ajudar a melhorar a flexibilidade, a postura e o equilíbrio, a prática do yoga oferece muito mais, incluindo auto-reflexão, prática de bondade para nós mesmos e para os outros e crescimento contínuo e autoconsciência. Claro, tudo isso é muito mais fácil de se mover se você puder encontrar uma sensação de conforto nas poses.
A ioga fornece muitos acessórios para aprimorar sua capacidade de expressar uma pose de ioga. Um dos adereços de ioga mais populares para usar em sala de aula é o bloco de ioga. Feito de espuma, bambu, madeira ou cortiça, o bloco é frequentemente usado como uma extensão dos braços, mas também pode apoiar as costas, a cabeça e os quadris para ajudar o corpo a se acomodar em uma pose. Além disso, blocos de ioga:
- Apoie a amplitude de movimento, encurtando assim a distância entre você e o chão (“trazendo o chão para mais perto de você”).
- Auxiliar no estabelecimento do alinhamento correto.
- Ajude a tornar o yoga acessível para iniciantes e para aqueles que sofrem lesões ou outras limitações físicas.
- Traga a consciência para envolver e apoiar adequadamente os músculos em uma pose específica.
- Pode ser colocado nas posições baixa, média e alta para acomodar mais ou menos suporte.
Esteja você sentado ou em pé, ou tenha quadris e ombros rígidos, as quatro posturas a seguir fornecem excelentes exemplos de uso de um bloco de ioga para aumentar a flexibilidade e encontrar maior prazer em sua prática de ioga.
Virasana ou Postura do Herói | Meditação Sentado
Como: Ajoelhe-se com os joelhos e os pés afastados na distância do quadril. Coloque o bloco entre as canelas no nível de altura média. Lentamente, mova seu corpo para trás e sente-se no topo do bloco. Alongue a coluna, envolva suavemente o núcleo e mantenha o comprimento na parte de trás do pescoço. Coloque as palmas das mãos sobre as coxas.
Motivo: levantar os quadris acima do nível dos joelhos reduzirá o estresse e o desconforto nos joelhos, tornando mais fácil sentar-se nessa posição para colher os benefícios do alongamento dos pés, tornozelos e coxas.
Ardha Chandrasana ou postura da meia-lua | Equilíbrio
Como: Posicione o bloco de ioga de 6 a 12 polegadas na frente do pé em pé, ligeiramente para fora e no nível de altura mais alto. De uma posição de estocada alta com o pé direito à frente, coloque a mão no bloco e use o bloqueio para estender para cima e para fora do ombro enquanto pisa no pé direito e endireita a perna direita. Levante a perna esquerda paralela ao chão. Gire o quadril esquerdo para cima e para trás e gire todo o tronco para que toda a frente do corpo fique voltada para a parede lateral.
Motivo: o bloqueio encurta a distância entre a mão e a superfície de apoio (em certo sentido, ele levanta o chão para encontrar sua mão), tornando mais fácil para você levantar o tronco, expandir o peito e manter a parte superior do corpo alinhada sem cair no corpo lateral. Ao usar o bloqueio para ajudar no equilíbrio, você poderá abrir lentamente os quadris e colher os benefícios de tornozelos, joelhos, pernas e foco mental fortes.
Supta Baddha Konasana ou postura de ângulo reclinado | Abridor de quadril
Como: Você precisará de dois blocos. Comece sentado com os joelhos dobrados e os pés no chão. Gentilmente, deixe os joelhos abrirem-se à medida que as solas dos pés se unem e puxe os calcanhares em direção aos glúteos. Coloque um bloco na posição média ou baixa embaixo de cada coxa para suportar o peso de cada perna. Deite-se e coloque os braços ao lado do corpo.
Motivo: Se a virilha, a parte interna das coxas e os quadris estiverem tensos, você sentirá uma sensação de puxão quando as pernas ficarem suspensas no espaço. O apoio dos blocos sob as pernas permite que a parte interna das coxas e os quadris se soltem com facilidade.
Matseyasana ou postura do peixe | abridor de coração
Como: Você precisará de dois blocos. Comece sentado com os joelhos dobrados e os pés no chão. Posicione um bloco em altura média onde você acha que suas omoplatas vão descansar quando você se deitar. Coloque o outro bloco em altura média, onde você acha que sua cabeça vai descansar. Incline-se suavemente para trás e solte as omoplatas um pouco acima do primeiro bloco. Em seguida, solte a cabeça no segundo bloco. Deixe os braços relaxarem ao lado do corpo.
Motivo: Muitas de nossas atividades diárias tendem a puxar os braços e os ombros para frente, mas o bloco de ioga nos ajuda a expandir o tronco e a caixa torácica. Ao abrir o peito, os ombros, o pescoço e os abdominais, você ajudará a criar um espaço que permitirá uma respiração mais profunda.
Lindíssima chácara a venda no interior de São Paulo.